UMA VIAGEM à PONTA DO SOL, ONDE O VERãO PARECE NãO TER FIM

É um destino especial, a que acresce o facto de, por norma, ter mais horas de sol por ano do que o resto da ilha da Madeira. Essa felicidade merece ser celebrada, seja nos miradouros, nas promenades ou nas praias de qualidade reconhecida do concelho da Ponta do Sol

O concelho da Ponta do Sol, na costa oeste da Madeira, é considerado o mais quente e soalheiro da ilha. Diz-se que esta região tem uma mística especial, que complementa, de forma única, o clima, o mar e as paisagens muitos diversas entre o azul do oceano e o verde da floresta. A vila da Ponta do Sol, encaixada na encosta coberta de bananeiras e famosa pelos eventos culturais, convida a uma paragem demorada. No singular cais, na baía, promete-se o mais belo e romântico por do sol da Madeira. Já no Paul da Serra, único planalto da ilha da Madeira e situado a 1500 metros de altitude, parte-se à descoberta da exuberância da natureza.

Banhos e passeio na baía

Em frente à vila da Ponta do Sol, a baía convida a banhos no Atlântico. No município há mais opções para se refrescar, como as praias do Lugar de Baixo, dos Anjos (espreite também a famosa cascata dos Anjos, com a água a cair na estrada) e da Madalena do Mar, distinguidas com Qualidade de Ouro pela Quercus. Na Madalena do Mar, complemente com um inspirador passeio na promenade.

O mais romântico por do sol

A Ponta do Sol é conhecida por ser a zona que, geralmente, é agraciada pelo maior número de horas de sol por ano na ilha da Madeira. Aqui, diz-se que o verão parece não ter fim. Tire partido dessa fortuna e aproveite ao máximo os dias soalheiros. Um dos melhores locais para o fazer é o singular Cais da Ponta do Sol, erguido pela autarquia em meados do século XIX e que apresenta um amplo arco em basalto. Do miradouro situado na ponta desse cais, contempla-se a vila, o oceano e, para muitos, o mais bonito e romântico pôr do sol da Madeira.

Caminhadas com túneis e cascatas

Uma das melhores caminhadas na Ponta do Sol é o trilho circular que liga a Levada do Moinho e a Levada Nova. A Levada do Moinho inicia-se junto à igreja da lombada da Ponta do Sol e começa por desvendar a imagem da vila e outras surpresas. No final do percurso, suba a vereda que dá acesso à Levada Nova, para fazer o caminho inverso num plano superior da encosta. O ponto alto é a passagem por trás de uma cascata e por um túnel. Pode realizar este percurso orientado pelos experientes guias da MB Tours (tel. 965014290).

Voo panorâmico

Depois de visitar a vila e mergulhar aponte ao céu para uma experiência de parapente com a Madeira Paragliding (tel. 964133907), na companhia de um instrutor. O salto prolonga-se pelo menos 15 minutos, saindo do Arco da Calheta e, geralmente, aterra-se na praia da Madalena do Mar. Deslumbre-se com a natureza em estado puro, os campos agrícolas e o oceano.

Comer com vista mar

O restaurante Sol Poente (Tel. 291973579), no Cais da Ponta do Sol, tem sala interior e esplanada, mas reserve lugar no terraço e extasie-se com a vista mar, saboreando espada com banana, bife de atum, lapas grelhadas ou peixes do dia. Conte com música ao vivo ao domingo. Depois dos petiscos da The Old Pharmacy surgiu o restaurante Steak & Sun (Tel. 927793866) com boas propostas de carne, como o tomahwak, a picanha e a Black Angus. Juntam-se, em alternativa, o polvo grelhado e o tataki de atum. No restaurante Moreia (Tel. 968233845), na Madalena do Mar, observe a montra com a pesca do dia, antes de escolher a refeição. Nesta casa servem-se peixes frescos, lapas, lulas e camarão ao alhinho, amêijoas à Bulhão Pato, além da caldeirada, arroz de peixe, feijoada de marisco e de polvo. Considere ainda a Casa de Pedra (Tel. 291604536) exímia na arte de bem servir na companhia de um cenário único, que no verão conta ainda com um bar de praia. São incontornáveis as lapas, sempre frescas, que chegam à mesa ainda a fumegar e o camarão frito. Tudo +e servido em doses generosas para partilhar. A especialidade da casa é o grelhado misto, com quatro variedades de peixe.

Dormir no alto da falésia

Incontornável na vila, a Estalagem da Ponta do Sol (Tel. 291970200) situa-se no topo da falésia, em posição triunfal sobre o oceano. Usufrua das piscinas e do spa e escolha uma espreguiçadeira para se esquecer das horas. Beba um copo no bar, ao som de música agradável, e descanse num dos 54 quartos. Consulte a agenda de festas. Outra opção é o 1905 Zino's Palace (Tel. 291600123), um edifício romântico com nove quartos (duas suítes) todos diferentes, restaurante, piscina aquecida e vista para o mar da Ponta do Sol. Já no glamping Canto das Fontes (Tel. 965346255) duas tendas tipi e uma yurt com cozinha e casa de banho privativa convidam a relaxar 100 metros acima da praia dos Anjos. Admire a beleza da cascata, deite-se na cama de rede a ouvir as ondas, refresque-se na piscina natural e acorde em ambiente tropical entre frutas de época e plantas exóticas.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

2023-09-19T08:51:17Z dg43tfdfdgfd