LUXO EXóTICO E UM SPA COM CASCATAS INSPIRADO EM BALI

Em São Pedro do Sul, do antigo Grande Hotel Lisboa, nasceu o Grande Hotel Thermas. Inspirações exóticas e glamour são denominadores comuns de todo o projeto, que oferece 153 quartos e aposta em dotar o termalismo de uma abordagem mais contemporânea e até vanguardista. Este é um dos “20 hotéis que definem tendências”, que integra o guia oferecido a 15 de setembro com o Expresso.

Os registos dão conta que em 1919, quando o Grande Hotel Lisboa abriu portas na principal artéria das Termas de São Pedro do Sul, a festa foi comparável às mais notórias de Cascais, onde as elites se juntavam para confraternizar. Era o concretizar do sonho de Marcelino Cardoso Matos, que abria nesse ano um dos primeiros hotéis termais nacionais, inspirado, como o nome indica, nos sumptuosos hotéis da capital.

Pedro Vieira, gerente do hotel, recorda que até aos anos 50 do século passado, “ir às termas era fazer férias com glamour e requinte, com as famílias a passarem largas temporadas, com um séquito de criados a acompanhar os termalistas”. Depois, veio o fascínio do mar e do sol e as termas passaram a ser, assume, “sinónimo de férias para seniores ou para quem precisava mesmo das águas termais por questões de saúde”.

2023 é o ano da grande mudança. Entra em ação a terceira geração da família de Marcelino Cardoso Matos e de um hotel datado e parado no tempo, avançou-se para um projeto vanguardista, onde se projeta o futuro, quer da hotelaria termal, quer da hotelaria local que começa a acompanhar os ecos da modernidade.

Agora Grande Hotel Thermas, tem 153 quartos (a partir de €80), divididos pelas categorias vintage, standard e premium, onde surgem varandas com jacuzzi e vistas panorâmicas sobre o rio Vouga. Mas a grande novidade é a criação de um Spa, inspirado em Bali e em outros destinos internacionais exóticos, com cascatas, piscinas aquecidas que permitem banhos no exterior do edifício e tratamentos de assinatura que o vão posicionar, diz Pedro Vieira, “como um dos maiores Spas nacionais”. O desafio é, assume, conciliar a procura do “cliente tradicional com novos turistas, que procuram os prazeres do relaxamento no mais luxuoso dos ambientes”.

Apostam também na grandeza gastronómica da região, com a criação de dois restaurantes, o Bosque, com uma ementa selecionada, e o Musgo Real, para quem procure mais simplicidade. Mas as novidades não acabam por aqui, já que o hotel está mais adaptado às crianças e é ainda “pet-friendly”, para, diz o gerente, “poder receber a totalidade dos elementos da família”.

E não se espante com os lustres espalhados à beira da piscina, nem com o enorme candelabro que está pendurado na boca de uma girafa sobre a porta de entrada do Grande Hotel Thermas (Rua Principal, São Pedro do Sul. Tel. 232723360). “É uma forma”, refere Pedro Vieira, “de prestar homenagem a quem abandonou as ex-colónias e durante algum tempo habitou no hotel”.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, no site do Expresso e ainda no Facebook, no Instagram e no Twitter.

2023-09-17T09:26:31Z dg43tfdfdgfd