ARTE, PAISAGEM A PERDER DE VISTA E SABORES DO RIO MINHO PARA DESCOBRIR EM VILA NOVA DE CERVEIRA

O rio Minho delimita o concelho de Vila Nova de Cerveira e influencia a mesa, do sável à lampreia. É omnipresente, ao percorrer o centro histórico, mas também as áreas verdes que atraem em qualquer época do ano, com paragem obrigatória no icónico miradouro do Cervo. Roteiro de Fim de Semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio

Localizado no coração do Alto Minho, o concelho de Vila Nova de Cerveira revela-se um território diverso, com as montanhas quase sempre bordejadas pelo rio Minho. Atravessado pelo vale do Minho, de norte a sul do município, tem a leste as zonas montanhosas, e, a oeste, a vizinha Galiza. Concentra um património natural de elevado valor ambiental que chama visitantes em qualquer época do ano. Se as artes da beleza e da estética sempre ocuparam um espaço primordial na vida de Vila Nova de Cerveira, precursora na criação de uma Bienal já no final dos anos 70 e que ainda hoje perdura, as artes da mesa não lhe ficam atrás. As condições económicas e geográficas só poderiam gerar especialidades ligadas às águas do rio Minho. “Arroz de lampreia”, “Debulho de Sável do Rio Minho”, “Tainha no forno”, “Lampreia refogada” são alguns dos pratos típicos que fazem parte do receituário regional. Já na doçaria é o milho amarelo que ganha com os “Biscoitos de milho”, sem descurar os travesseiros “Cerveirenses” (ao jeito de Sintra), e, claro, a “sobremesa rainha do norte: o Leite-creme”.

Miradouro do Cervo, até onde a vista alcança

O mais conhecido miradouro de Vila Nova de Cerveira situa-se junto à escultura do Cervo, uma popular obra em ferro da autoria do escultor José Rodrigues, localizada no Alto do Crasto, na Serra da Gávea. A escolha do cervo tem diversas explicações, da lenda do Rei Veado derrotado para a criação do Condado Portucalense, ao facto de antigamente estes animais abundarem na Cerveira. Situado a apenas 300 metros de altitude, espanta pela panorâmica imponente. Dali vislumbra a passagem do rio Minho por Valença até à foz, em Caminha. Do outro lado, vê Tomiño, na Galiza, e, no lado oposto, admira o concelho de Vila Nova de Cerveira, assim como as Serras d'Arga e de Góis. No centro do rio encontra a ponte internacional – mais conhecida como Ponte da Amizade, que liga Cerveira a Goián –, e as ilhas da Boega e dos Amores. Neste Alto existem diversas concentrações de gravuras rupestres e foi encontrado, no início do séc. XX, numa sepultura, um importante espólio constituído por uma adaga em cobre, um diadema, duas argolas, um anel e duas espirais, todos em ouro, atualmente depositados no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. A subida é ingreme e pode ser realizada de automóvel.

Pioneirismo nas artes portuguesas e do mundo

Cerveira tem o epíteto de “Vila das Artes”. A Bienal é-lhes dedicada desde 1978 e este pioneirismo provocou movimentações artísticas notórias nas ruas de Vila Nova de Cerveira, onde é possível admirar desde esculturas à mais recente street art como o mural alusivo às “Três Marias”. A Bienal acabou por motivar a abertura do Museu Bienal de Cerveira, em 2002, considerado o “Melhor Museu Português de 2019”, onde estão representados a maioria dos grandes artistas portugueses como Cruzeiro Seixas ou Helena Almeida, mas também alguns estrangeiros como Laura Martínez. Proporciona ao visitante uma viagem pela evolução das Artes Plásticas nos últimos 25 anos. Está aberto todos os sábados, domingos e feriados.

Fundação da Bienal de Arte de Cerveira, Avenida das Comunidades Portuguesas, Vila Nova de Cerveira Tel. 251794633

“Eureka!”, disseram os cerveirenses

O Aquamuseu do Rio Minho retrata o percurso do rio. A viagem começa em Lugo, Espanha, e termina na foz, em Caminha. Ao longo do trajeto, dá a conhecer espécies como a truta, a tainha, o sável e a lampreia. Além das cerca de quatro dezenas de peixes nos aquários, é possível ver as lontras no exterior, entre elas a “Eureka”. É complementado pelo Museu das Pescas, que conta o historial das artes piscatórias. Este complexo fica integrado no Parque de Lazer do Castelinho, principal zona de lazer de Vila Nova de Cerveira, que dispõe de campos de futebol, basquetebol, voleibol, andebol e minigolfe, assim como equipamentos de manutenção, ginásio ao ar livre e parque radical com paredes de escalada.

Avenida do Tomiño - Parque de Lazer do Castelinho, Vila Nova de Cerveira. Tel. 251708026

Pelas ilhas do Minho: Amores, Boega e Cavalos

Ao navegar pelo estuário do rio Minho, entre o Parque do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, e a localidade de Seixas (Caminha), bastante próxima da foz do rio, descobre as ilhas da Boega, dos Amores, e dos Cavalos, onde se encontram efetivamente alguns equídeos semisselvagens. No caso da fascinante ilha dos Amores apenas se pode admirar devido à vegetação muito densa que impede a paragem. Faça o passeio acompanhado por um guia especializado da empresa Olá Vida (tel. 964994420), com piquenique, passagem pelo refúgio de aves e aldeias piscatórias de Lanhelas e Seixas e muitos mergulhos. É também possível fazer o passeio de caiaque, a deslizar por entre as ilhas.

Tal qual fénix, San Payo renasceu com jardins e esculturas de José Rodrigues

Com a extinção das ordens religiosas e um devastador incêndio, o Convento San Paio, em Candemil, datado do século XIV, foi votado ao abandono e à completa degradação. Já na década de 80, é adquirido pelo escultor José Rodrigues que, em conjunto com o arquiteto Viana de Lima, o recupera totalmente. Atualmente, é residência e oficina do escultor, funciona ainda como Centro de Arte (tel. 251796008), expõe coleções de pintura, escultura e arte sacra, recebe concertos, conferências e peças de teatro. Admire toda a área do convento, de beleza indescritível, visite os jardins e surpreenda-se com algumas esculturas de José Rodrigues.

Castelo e centro histórico de ruas típicas

A planta é oval e conserva a cortina do baluarte do anjo São Miguel, o Castelo foi construído em 1320, por ordem do rei D. Dinis, para defender a recém-criada povoação de Cerveira. Do conjunto intramuros salientam-se o pelourinho, a igreja e a capela. As fortificações edificadas no século XVII foram destruídas com o crescimento urbano, assim como no século XIX, em que o crescimento da vila sacrificou uma boa parte da fortificação e desapareceram a Torre de Menagem e a muralha norte. No século seguinte foi classificado como Monumento Nacional, requalificado e transformado em Pousada de Portugal. Atualmente vive um impasse e é apenas admirado a partir do exterior até ser decidida uma nova vida.

Escolher entre as praias Lenta ou da Mota

A praia da Lenta é uma fluvial com um areal pequeno, a contrastar com o amplo espaço de lazer envolvente, com perto de 30 mil metros quadrados, com pequenos bosques que se estendem até às margens do rio Minho. Está localizada na freguesia de Lovelhe, tem um parque de merendas e um barzinho. É ideal para se refrescar, mais do que nadar porque é preciso estar atento às correntes do rio Minho. Não é a única praia fluvial de Vila Nova de Cerveira: existe ainda a da Mota, num recanto do rio, na freguesia de Gondarém, mas apenas a praia da Lenta é vigiada. A Mota oferece magníficas vistas sobre o rio Minho e sobre Espanha e é também rodeada de abundante vegetação.

Pelo trilho da Ribeira de Covas, na companhia de rios, aves e lontras

Com uma extensão de cerca de 4,5 km, este trilho atravessa a serra de Covas e passa pela Azenha de Pagade, mesmo sobre o rio Coura. Pode ser feito a pé ou de bicicleta e passa por locais de grande beleza natural. Percurso fácil, praticamente sem desníveis, carateriza-se pela proximidade com os rios Minho e Coura. A sua fauna rica mostra desde as aves invernantes até às divertidas lontras. Passa parte de uma antiga levada que conduzia a água desde a barragem até à antiga central, atualmente em ruínas. Um lugar bucólico, ideal para fazer um piquenique. Para descansar, existe um glamping recente, o Green Paradise Glamping (tel. 968123353) já na zona da aldeia de Covas, nas margens do rio Coura, com cinco bungalows e três casas mais tradicionais, assim como uma piscina de água salgada.

Ecopista do Minho, para seguir de bicicleta até Monção

A Ecopista do Rio Minho, considerada a 3ª Melhor Via Verde da Europa (European Greenway Award), percorre os concelhos de Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira, num total de 36 km lineares, ao longo da margem portuguesa do rio Minho. O percurso é suave, mas o declive descendente é no sentido de Monção para Vila Nova de Cerveira por isso pode querer fazer o passeio em sentido inverso. A distância que separa as duas localidades é bastante acessível mesmo para quem não tenha o hábito de pedalar. Mas pode optar por percorrer apenas os 16 km entre Cerveira e Valença. Este passeio pode ser feito com crianças. Está disponível o serviço de transporte (até Valença ou Monção) e o aluguer da bicicleta.

Fins de semana gastronómicos

Em épocas próprias, os pescadores de Vila Nova da Cerveira seguem noite dentro para a pesca do peixe do rio. O sável surge como peixe símbolo do rio Minho sobretudo pelo fator económico. Anualmente, durante um Fim de Semana Gastronómico, provam-se várias receitas de sável em Cerveira. Este ano, de 3 a 5 de maio, a gastronomia secular volta a ter sabor a rio em mais de uma dezena de restaurantes aderentes à iniciativa. Na Casa das Velhas (tel. 251708482), na Quinta das Mineirinhas, restaurante selecionado pelo Guia Boa Cama Boa Mesa 2024, prove o “Debulho de Sável”, confecionado com arroz, aromatizado com especiarias e ervas aromáticas. A esplanada coberta com ramadas e vistas para o rio Minho é lugar ideal para ficar quando as temperaturas são amenas. No interior, tem o aconchego das lareiras. O sável e outros peixes do rio são fornecidos pela empresa de um familiar, “Afonso, Pires & Filha”. Durante estes dois dias, as entradas no Museu da Bienal, Aquamuseu e Convento de San Payo são gratuitas e repete-se a tradicional exposição de Maias (coroas) ao ar livre no centro histórico.

Viagem internacional

Com selo de qualidade Recheio e selecionado pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, no município de Vila Nova de Cerveira merece paragem um restaurante com oferta e receituário distinto: o La Scarpetta. Pequeno espaço familiar de grandes prazeres mediterrânicos, convida a desfrutar de um ritual comum: molhar o pão, aproveitando o que resta no prato. Vai querer cumpri-lo nos “Ravioli ala zuca” ou nos “Ripieni com scampi”, no “Lombo La Scarpetta” ou na “Tagliata dello chef”. Da cuidada cozinha, comandada pelo chef Alessandro Miracapillo, saem também pizas elaboradas com massa de fermentação lenta. Simpatia no atendimento complementa e aconselha reserva antecipada.

Descansar com panorâmica sobre o rio Minho

O Guia Boa Cama Boa Mesa de 2024 selecionou para pernoitar em Vila Nova da Cerveira, o Hotel Minho (EN13, Vila Meã. Tel. 251700245) Tire partido da vista para o rio Minho e Espanha. Abrace a envolvente natural feita de bosque e animais e relaxe no spa. O hotel encarna o espírito artístico da Vila e organiza exposições regulares. Os mais ativos dispõem de campo de ténis e possibilidade de praticar paintball. O restaurante do hotel, Dom Júlio, também selecionado pelo Guia Boa Cama Boa Mesa em 2024 e com selo de qualidade Recheio, serve especialidades minhotas e sazonais, nomeadamente os pratos de sável durante a iniciativa Fins de Semana Gastronómicos, promovido pelo Turismo Porto e Norte de Portugal

Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

PUB:

2024-05-02T09:22:12Z dg43tfdfdgfd