UM VALE DE CONTRASTES

Para quem não sabe, Cuelgamuros é um complexo monumental de mandato franquista, encaixado num belíssimo vale nas montanhas de Guadarrama e que pode ser visitado em San Lorenzo de El Escorial.

"O que me cativou nesta fotografia foi, sem dúvida, o contraste das cores na abóboda e as imagens nela gravadas, bem como a sua dimensão e beleza", conta o fotógrafo português à National Geographic. O Vale de Cuelgamuros (anteriormente conhecido como "Vale dos Caídos") é composto por um memorial monumental e uma basílica erguida entre 1940 e 1958, a cerca de 40 quilómetros de Madrid, em memória dos nacionalistas mortos na guerra civil, um conflito que pôs o país em polvorosa entre 1936 e 1939.

Franco não mandou só erigir este memorial – o seu corpo foi também enterrado no Vale, juntamente com os de 33.872 combatentes. Após muitos anos de controvérsia originada pelo facto de o ditador espanhol não ter sido uma vítima da guerra civil espanhola (bem pelo contrário) e estar ali depositado, o corpo de Franco foi por fim exumado. 

O complexo inclui, além da basílica e do memorial, uma biblioteca e uma abadia beneditina. 

2024-03-14T07:01:06Z dg43tfdfdgfd