TURISMO ESTRANGEIRO EM PORTUGAL ATINGE RECORDE NO 1RO TRI

LISBOA, 29 Abr (Reuters) - O número de turistas estrangeiros que visitaram Portugal ultrapassou os três milhões em Janeiro-Março, sendo o melhor primeiro trimestre de que há registo, impulsionado pelas férias da Páscoa, revelaram, esta segunda-feira, dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Considerando apenas os estrangeiros alojados em hotéis portugueses, o número de visitantes estrangeiros aumentou 10,6% no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2023, um ano recorde para o turismo em Portugal.

O turismo é um motor fundamental da economia de Portugal, com todas as receitas relacionadas com as viagens a representarem mais de 15% do Produto Interno Bruto do país, famoso pelas suas praias de areia, campos de golfe e locais históricos. O sector recuperou da pandemia de COVID-19 muito mais rapidamente que a maioria dos outros países.

O turismo mundial só deverá recuperar totalmente da pandemia este ano, já que as chegadas de turistas internacionais serão provavelmente 2% mais numerosas que em 2019, afirmou a Organização Mundial do Turismo, das Nações Unidas, em Janeiro.

O INE adianta que estes resultados foram influenciados pelo efeito do período de férias da Páscoa, que este ano se estendeu a Março e Abril, quando, no ano passado, se concentrou apenas em Abril.

Só em Março, entraram em Portugal mais de 1,4 milhões de hóspedes, o que constitui também um recorde, com os vizinhos espanhóis a representarem a maior fatia das chegadas, seguidos dos visitantes do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Texto integral em inglês: (Reportagem de Patrícia Vicente Rua; Tradução para português por Tiago Brandão, Editado por João Manuel Maurício, Gdansk Newsroom)

2024-04-29T12:30:14Z dg43tfdfdgfd