PERDIDOS EM VIAGEM A DOIS, ENCONTRáMO-LOS ANTES DO PRóXIMO DESTINO

Estamos perdidos, mas não sozinhos. Assim como Inês e Marcos se perdem pela beleza do mundo que percorrem há cinco anos, sempre juntos. Este casal é também conhecido por Lost Together, o nome da página de Instagram que criaram em julho de 2021, com um cenário de estreia que nos é familiar: as Aldeias Do Xisto. 

   

Inês e Marcos conheceram-se em 2017 na Queima das Fitas do Porto através de um amigo em comum (há sempre um cúmplice no início de um romance) e o amor cresceu entre os dois, embora antes disso ambos já tivessem uma paixão: as viagens.  

“Gostávamos de viajar e começámos a ganhar o gosto por fotografia, então decidimos combinar as duas paixões e começámos a conta no Instagram em julho de 2021”, contam à VERSA.  

A conta foi sendo alimentada com viagens que faziam nos tempos livres, enquanto se dedicavam ao mesmo tempo às profissões a full-time: ela como técnica de cardiopneumologia e ele como engenheiro eletrotécnico e de computadores. 

Esta vida dupla continua, no entanto, pelo meio o casal decidiu embarcar numa aventura.  

"Em 2023 decidimos deixar tudo para trás, e cumprimos um sonho de viajar pelo Sudeste Asiático sem data de regresso definida. Regressámos no final de 2023 a Portugal e no início de 2024 voltámos a trabalhar na nossa área. Atualmente conciliamos o nosso trabalho com a nossa maior paixão, as viagens”, dizem.  

A primeira viagem nunca se esquece  

2019, Barcelona.  

Dizem que as primeiras vezes nunca se esquecem e assim também o é com a primeira viagem a dois. Para Inês e Marcos o destino foi Barcelona, marcante não só pelos momentos vividos.  

"Aí percebemos o que o nosso estilo de viagem era o mesmo e que nos divertimos a tirar fotografias. A preparação [na altura] foi a mesma que continuamos a fazer hoje em dia: pesquisamos muito bem sobre o destino para onde vamos, planeamos um itinerário flexível e depois é só ir na aventura”, refere o casal.  

Como dizem, de então para as viagens que hoje fazem, quase nada mudou. “O estilo é o mesmo: ir de mente aberta para conhecer novas realidades, culturas e maneiras de viver. Hoje percebemos o quão maravilhoso é o mundo e nada como viajar para o conhecer”. 

Sudeste Asiático: o bilhete de ida sem regresso 

Nem todos nos podemos dar ao luxo de fazer uma viagem só com bilhete de ida. Isto porque para trás ficam muitas vezes responsabilidades e pessoas que não podemos abandonar, mas Inês e Marcos tiveram essa oportunidade e, felizmente, a dois.  

“Não há nada melhor do que partilhar o que sentimos com a nossa cara-metade. Enquanto viajamos surgem sentidos e pensamentos que gostamos de partilhar com aqueles que nos são mais próximos”, comentam.  

   

Mas não é só com os mais próximos que os "Lost Together" partilham as aventuras. Fazem-no também com os seguidores, que têm acesso a momentos e experiências marcantes, como aquelas que o casal viveu no Sudeste Asiático.

“Tivemos contacto com uma cultura totalmente diferente da nossa, conhecemos lugares incríveis, boa gastronomia e fomos super bem recebidos por todas as pessoas. Podemos dizer que, tendo isso em conta, a Indonésia foi o país que nos conquistou”, contam.   

Não é só influenciar 

Falamos hoje em dia de digital influencers, da moda às viagens, secção na qual se incluem os Lost Together, com mais de 28 mil seguidores. A esta comunidade chegam imagens de todos os cantos do mundo – de Bali, do Vietnam, da Tailândia, do nosso Douro e até de Roma, um destino que se tornou viral.

"Até esta última viagem [referência ao Sudeste Asiático], as publicações com maior sucesso foram uma foto e um reels em Roma. Adorámos esse conteúdo e achamos que conseguimos captar bem a essência do local. Além disso, Roma é um dos destinos mais visitados no mundo, tornando-se mais fácil de chegar a muita gente”.  

   

A imagem é, claro, a primeira a conquistar quem passa no Instagram Lost Together, e apesar de haver um planeamento rigoroso, não é esse o maior desafio.  

"Chegamos a um sítio e percebemos qual o melhor ângulo, decidimos a pose e tiramos a foto. Para nós não há melhor maneira de aprender do que através de tentativa-erro. Agora criamos mais e melhor conteúdo em menos tempo do que quando começámos. O maior desafio é o próprio Instagram. Hoje em dia não é tão fácil chegar a tanta gente como quando começámos. Além disso, o tempo e esforço que gastamos a partilhar conteúdo é sem dúvida o que exige mais de nós”. 

Isto porque cada publicação não é apenas uma fotografia, é também uma partilha detalhada do que nela se vê, sendo esse o factor que, para os dois, diferencia o projeto Lost Together.  

“Em cada destino que visitamos procuramos partilhar dicas e informações que possam ser úteis a futuros viajantes. Como chegar, a melhor forma de deslocação, o que fazer em cada destino, onde comer, são algumas das informações que partilhamos com a nossa comunidade. Deste modo, tentamos tornar mais fácil a preparação das suas próprias viagens. E adoramos fazê-lo”. 

 

Aproveitando a celebração dos 2 anos de VERSA, a dois é o destino a seguir para um quiz aos viajantes que juntos se perdem em viagens:  

– Dois destinos: Indonésia e Vietname. 

– Duas razões para viajar: o mundo é incrível, e não o explorar é um enorme desperdício. É a melhor maneira de expandir horizontes. 

– Dois itens que não podem faltar na mala: máquina fotográfica e tripé.

– Duas celebridades: pergunta mais difícil. Não conseguimos pensar em alguém com quem adoraríamos viajar para além de nós dois. 

2024-05-04T00:16:30Z dg43tfdfdgfd