CASA DE SONHO NA CALIFóRNIA: NA NATUREZA E RESISTENTE AOS INCêNDIOS

Os incêndios florestais são uma desvantagem a ter em conta em todas as casas, cabanas e chalés construídos em zonas naturais. Por esta razão, muitos ateliers de arquitetura têm centrado a sua atenção neste tipo de questões, sem descurar a boa qualidade dos materiais e os acabamentos estéticos e elegantes. Neste sentido, apresentamos um excelente exemplo que reúne todas estas características e que se situa num espaço natural na cidade de Healdsburg, na Califórnia. É a casa de sonho desta semana. 

Créditos: Revestimento de zinco / Matthew Millman

Uma habitação isolada

O projeto, que foi batizado de Fire Country Lookout, é um abrigo rural situado em Healdsburg, uma cidade com cerca de 10.000 habitantes no norte do estado da Califórnia. O projeto foi realizado pelo estúdio de arquitetura local Studio VARA, e é um abrigo de montanha envolto numa cobertura metálica protetora e com todo o equipamento necessário para ser desligado da rede elétrica.

O Fire Country Lookout situa-se no topo de uma colina isolada, pontilhada de carvalhos. De facto, o acesso à casa faz-se por uma longa e sinuosa estrada de gravilha, concebida para um casal com três filhos pequenos que procura um retiro remoto. Esta experiência de isolamento é influenciada pelo período em que o marido viveu em Joanesburgo, na África do Sul.

Créditos: Quartos / Matthew Millman

Durante esse tempo, o seu pai geria uma empresa de construção e cultivou o amor pela vida na natureza; por essa razão, o design da casa foi uma resposta à nostalgia da infância. De acordo com o estudo, "este legado foi a primeira coisa em que o casal pensou quando visitou a terra aparentemente não perturbada de Healdsburg, que serviu como uma recordação das colinas ondulantes dos seus dias de infância".

O processo de conceção envolveu uma profunda imersão no terreno de seis hectares, onde a equipa de arquitetura fez caminhadas e acampou para compreender os padrões de tudo o que rodeia o cenário da futura casa. O estúdio explica que "ao observar os padrões solares e de vento e os hábitos diários da vida selvagem local, foram recolhidos dados e experiências em primeira mão que informariam a natureza do projeto", explicam os arquitetos.

Créditos: Volumes / Matthew Millman

Revestimento à prova de fogo

A residência de 362 metros quadrados (m2) estende-se no sentido este-oeste ao longo de um cume, dividido em dois volumes ligados por um corredor. A sua forma prismática torce-se no centro para maximizar as vistas panorâmicas. A norte, existe uma piscina infinita, uma casa de apoio à piscina e um telheiro.

Créditos: Vistas para a natureza / Matthew Millman

Com uma base de betão e uma estrutura de madeira laminada, a casa é revestida com painéis de zinco de costura permanente para resistir aos elementos naturais, incluindo a ameaça de incêndios florestais. No interior da casa, a disposição é fluida, com um corredor a separar as áreas públicas das privadas. A ala oeste alberga uma cozinha, uma sala de jantar e uma sala de estar em plano aberto, com tetos altos e vigas de madeira que contribuem para uma sensação de amplitude. A ala leste alberga quatro quartos e uma suite principal, dispostos ao longo de um único corredor de carga.

Créditos: Colunas verticais / Matthew Millman

O design é complementado por terraços cobertos revestidos com colunas verticais de ripas de cedro, proporcionando sombra e privacidade. A casa foi concebida para ser autossuficiente, com um sistema fotovoltaico para produção de energia, painéis solares para aquecimento de água e um sistema sético, poço de água e fornecimento de gás propano.

Créditos: Vivenda isolada / Matthew Millman
Créditos: Piscina infinita / Matthew Millman
Créditos: Espaços comuns / Matthew Millman

2024-05-02T09:01:59Z dg43tfdfdgfd