VAI VISITAR VENEZA? Há LIMITE DE NúMERO DE TURISTAS POR GRUPO E MEGAFONES ESTãO PROIBIDOS NAS EXCURSõES

A medida serve para atingir o equilíbrio entre as necessidades de quem vive na cidade e de quem a visita. Além do centro da cidade, estão incluídas as ilhas de Murano, Burano e Torcello

A partir desta quinta-feira, 1 de agosto, Veneza vai limitar o número de grupos de visitantes até 25 pessoas. A medida tem como objetivo reduzir o impacto das multidões na cidade, avança a agência noticiosa Reuters.

As medidas serão aplicadas ao centro da cidade, mas também às ilhas de Murano, Burano e Torcello. Também está proibida a utilização de megafones pelos guias turísticos, de forma a “proteger a tranquilidade dos residentes” e garantir a melhor circulação dos peões, assim como estará proibido o estacionamento em ruas estreitas, pontes ou locais de passagem. Serão aplicadas multas entre 25 a 500 euros para quem desrespeitar estas medidas.

As restrições estavam, inicialmente, previstas para entrar em vigor em junho, mas foram adiadas para o início de agosto. Crianças até aos dois anos não se incluem no grupo de 25 pessoas, nem esta restrição é aplicada a visitas de estudo. O limite de visitantes corresponde a aproximadamente metade dos passageiros de um autocarro de turismo típico.

Estas restrições pretendem garantir “um melhor equilíbrio entre as necessidades de quem vive na cidade, seja como residente ou como trabalhador, e de quem vem visitar a cidade”, disse a vereadora do turismo, Simone Venturini, citada pelo jornal ‘Prima Venezia’.

Em abril, Veneza tornou-se a primeira cidade do mundo a introduzir um sistema de pagamento para os visitantes: para visitar a cidade dos canais, era preciso pagar um bilhete de cinco euros. Durante o projeto-piloto, que terminou em julho, foram arrecadados mais de dois milhões de euros. Ainda assim, a taxa não surtiu o efeito esperado na redução das multidões e deverá regressar em 2025 com uma subida de preço, segundo a agência Reuters.

Em setembro, também se prevê que a Câmara de Veneza apresente um novo projeto para regulamentar o arrendamento turístico, impondo limites ao AirBnb, avança o jornal La Nuova Venezia.

2024-07-31T16:22:46Z