HOTEL EM PAçO DE ARCOS CELEBRA CAMõES COM JANTARES POéTICOS

Jantares poéticos, exposições e palestras assinalam os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões neste hotel dedicado à poesia. As sessões decorrem no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos durante todo o mês de junho

Construído no final do século XV, e reedificado três séculos depois, reza a história que foi das varandas do Palácio dos Arcos que o rei D. Manuel I viu partirem as caravelas portuguesas a caminho da Índia. Este é, por isso, o palco ideal para assinalar os 500 anos sobre o nascimento do autor dos Lusíadas, retrato nacional da epopeia dos Descobrimentos.

Todas as sextas-feiras de junho, o jantar poético do Vila Galé Palácio dos Arcos – que se realiza desde 2018, consagrado a vários autores - é dedicado a Luís Vaz de Camões, no mês em que se assinalam 500 anos sobre o seu nascimento. Ao repasto especial na elegante sala com vista sobre o Tejo, segue-se declamação de poesia do autor dos Lusíadas. Exposições e palestras com atores e músicos complementam a programação.

Os serões de poesia contam com declamação de Eurico Lopes e alguns convidados como Carmen Santos (7 de junho), Paulo Pires (14 de junho) ou Beatriz Frazão (21 de junho). Pode adicionar a estas sessões o jantar especial, servido a partir das 19h45 (€35), valor que inclui bebida de boas-vindas, entrada, prato principal, sobremesa e bebidas selecionadas.

“Camões Salva Livro a Nado”

No hotel de cinco estrelas, cuja temática é precisamente a poesia, está ainda patente no bar, ao longo de todo o mês de junho , uma exposição com obras do artista plástico Norberto Nunes e a instalação “Camões Salva Livro a Nado”. Já no jardim, um mural convida todos os visitantes a deixar um poema ou uma inscrição literária inspirada no estilo de Camões. Haverá ainda excertos da sua obra expostos no local.

A 30 de junho decorre uma palestra sobre a vida e obra do poeta, conduzida por António Carlos Cortez, professor, crítico literário e ensaísta, que comentará três poemas de Camões pondo de parte o biografismo e o impressionismo. Nesta sessão, António Carlos Cortez dará a conhecer mais sobre essas composições, explorando a originalidade verbal de Camões, o valor das suas imagens, o labor clássico da sua frase, a profundidade da sua visão de mundo”, explica-se em comunicado. Diversos convidados especiais dão voz à obra de Camões, no contexto histórico e cultural.

Enquadramento inspirador

Primeira unidade de cinco estrelas do grupo Vila Galé em Portugal, o Vila Galé Collection Palácio de Arcos abriu em 2013 após cuidada recuperação do edifício, originário do século XV. Dedicado à temática da poesia, o hotel de charme alia a tradição de um palácio centenário ao conforto de um espaço moderno no edifício contíguo contruído de raiz, tanto nas zonas comuns – bar, restaurante Inevitável, biblioteca, vinoteca ou a capela, com altar barroco - como nos 76 quartos e suítes com varanda (desde €). A poesia de Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Eugénio de Andradevida às zonas comuns e decoram as paredes dos alojamentos.

A vinoteca acolhe provas das diversas referências dos vinhos elaborados no Alentejo e no Douro pelo grupo e também azeites, sob marcação.

No Spa Satsanga Collection encontra piscina interior, sauna, piscina de hidromassagem, banho turco e ginásio, além de salas de massagem e tratamentos. O exterior é amplo e além de uma piscina contempla um amplo jardim e o Club Nep, dotado de parque infantil.

O Vila Galé Collection Palácio dos Arcos (Largo Conde das Alcáçovas, 3, Paço de Arcos. Tel. 210493200) localiza-se junto à marginal, no coração de Paço de Arcos e com o Tejo como companhia. Diz-se que foi o palácio a dar nome à vila.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram!

2024-06-07T11:29:49Z dg43tfdfdgfd