CANGURU à SOLTA AVISTADO DURANTE A NOITE NA FONTE DA TELHA, EM ALMADA: ANIMAL Já FOI CAPTURADO

O canguru, encontrado perto da praia da Fonte da Telha, na Costa da Caparica, foi capturado esta manhã. Provedor do Animal de Almada diz ao Expresso que o animal ainda não está fora de perigo

Um canguru foi avistado na localidade de Aroeira, pertencente à freguesia da Charneca da Caparica, em Almada. Durante a noite houve relatos de avistamento do animal, confirma o subdestacamento da GNR da Charneca de Caparica ao Expresso, mas o animal poderia estar à solta há 48 horas.

“Há relatos que já estaria à solta há 24 ou 48 horas”, explica o Provedor do Animal da Câmara Municipal de Almada, Nuno Paixão, ao Expresso. Ao início, admite que pensou que as pessoas podem estar a confundir com outro animal. Mas após receber um vídeo conseguiu confirmar que se trata de um wallaby, uma espécie de marsupial nativo do sudeste da Austrália.

Segundo uma nota de imprensa da Proteção Civil de Almada, a operação de resgate foi desencadeada depois do alerta dado por vários moradores que avistaram o animal. "O animal, que tinha sido avistado por vários moradores nos últimos dias, estava a causar preocupação na comunidade devido à sua natureza exótica e ao potencial risco de acidentes", lê-se na nota, citada pela agência Lusa.

Um vídeo enviado à redação mostra o animal na Avenida do Mar, perto da praia da Fonte da Telha.

Tanto o provedor do animal de Almada como a GNR desconhecem a origem do animal. A captura aconteceu por volta da hora de almoço, na zona da Aroeira, onde o provedor do animal, a GNR e a Proteção Civil montaram um cerco, após localizarem o canguru. Foi utilizado tranquilizante na sua captura e o veterinário Nuno Paixão garante que o processo foi realizado “com calma”.

O canguru apresentava algumas feridas, problemas musculares e sinais de desidratação. “Ainda corre algum perigo de vida”, adianta o provedor do animal de Almada, ao acrescentar que a prioridade é a recuperação do animal nas instalações da Provedoria do Animal.

Contactada pelo Expresso, a Junta de Freguesia da Charneca da Caparica e Sobreda afirma que, por enquanto, não possui informações sobre o sucedido.

2024-07-31T14:52:39Z