VILA PORTUGUESA é DESCRITA COMO UM SíTIO DE CASTELOS LENDáRIOS Lá FORA

Há uma pequena vila no interior do país que deixou a Condé Nast Traveler de Espanha rendida. Num artigo publicado na semana passada, Portugal é descrito como um país que “se deixa querer pelo prazer das pequenas coisas” e uma terra “onde vendedores ambulantes improvisados oferecem fruta”. Assim é descrito o caminho fronteiriço que leva à “antiquíssima vila do Sabugal”, uma das vilas medievais com mais encanto do país.

Esta vila localizada no distrito da Guarda, na Beira Alta, parece “uma povoação tirada de uma epopeia medieval onde a vida gira em torno de um castelo”, escreve o jornalista David Díaz.

Esta pequena vila encontra-se inserida na reserva natural da Serra da Malcata, mas o seu encanto reside na sua zona histórica que conduz até ao castelo. As suas ruas estreitas “convida a perder-se num labirinto de pedra, história e tradição, onde a cada esquina se escondem segredos e lendas de outros tempos”. 

A rua Dom Dinis assinala o limite da antiga cidadela e onde se encontram alguns dos vestígios da antiga muralha medieval. É uma rua muito estreita e vai até ao castelo até à rua da Porta da Vila, onde se situa a Torre do Relógio.

Mas para a Condé Nast Traveler, o maior encanto desta vila é o Castelo das Cinco Esquinas, assim conhecido devido à sua torre principal, e um dos edifícios medievais mais bem conservados do país.

É ainda referido que Sabugal é um destino termal que vale a pena visitar. “ A apenas 14 quilómetros da vila medieval encontram-se as Termas do Cró, um moderno balneário que aproveita os benefícios destas águas para todo o tipo de tratamentos corporais. Tem um pequeno hotel rural, confortável e acessível, que também baseia os seus princípios na defesa do ambiente.”

Por fim, o melhor souvenir que se pode trazer desta vila medieval, escreve a publicação, é queijo. A fábrica local de queijos Torre providencia matéria-prima de interesse para entusiastas de queijo. A Casa do Peguilho, uma queijaria junto à estação rodoviária, é uma das sugestões da Condé Nast Traveler, bem como do restaurante Robalo, conhecido pelo seu cabrito assado.

2024-07-09T00:10:09Z dg43tfdfdgfd