PRAIA PORTUGUESA SECRETA E PREMIADA Só é ACESSíVEL QUANDO ESTá MARé BAIXA

Por toda a Europa, existem praias remotas, de difícil acesso, que pouca gente conhece. Muitas vezes são mantidas em segredo, passando-se a palavra sobre a sua existência apenas entre conhecidos e locais. Mas a plataforma European Best Destinations (EBD) dedica-se todos os anos a revelar as melhores praias secretas do continente europeu e o nosso país surge em destaque na edição deste ano com três praias que, muito provavelmente, deixarão de ser tão secretas como eram até há umas horas.

Da Serra da Arrábida ao Algarve, é nesta faixa de território a sul que se encontram as três praias nacionais galardoadas. Se a praia de Alpertuche, no Parque Natural da Arrábida, é uma praia “realmente escondida”, aponta a plataforma EBD, que tem capacidade para cerca de dez a 15 pessoas, não tem qualquer infraestrutura nem acesso de estrada, a nossa escolha recai sobre uma praia que apenas pode ser visitada quando está maré-baixa.

A praia de João D’Arens, entre Portimão e Alvor, mesmo ao lado da praia do Barranco das Canas,  é daquelas que só dá para estender a toalha quando a maré está vazia, se acede de barco,  ou se ousa  percorrer um caminho no meio da vegetação sempre a descer para lá chegar. 

Outra das praias incluídas no ranking é a praia da Ponta Pequena, em Albufeira. Como o nome sugere, o areal não é muito extenso e o seu acesso é difícil. “Esta magnífica praia escondida numa gruta aberta abre-se para o mar com um arco de rochas douradas", escreve a  EBD sobre a praia algarvia.

2024-07-07T01:17:23Z dg43tfdfdgfd