Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez para conhecer um projeto do arquiteto português Gonçalo Pires Marques, que está entre os finalistas do prestigiado prémio ‘Building of the Year 2025’ do ArchDaily, um dos mais importantes reconhecimentos internacionais na área da arquitetura. Trata-se da Casa Donavan.
Esta casa destaca-se distingue-se pela sua abordagem única à construção em madeira, um processo que o próprio arquiteto descreve como "quase artesanal". “O trabalho próximo com o mestre carpinteiro foi essencial para garantir a precisão e a qualidade da execução. Além disso, a escolha da madeira termotratada, sem utilização de químicos, reforça o compromisso com a sustentabilidade”, indica o comunicado enviado às redações.
Além dos materiais escolhidos, o desenho da Casa Donavan foi pensado para reduzir a necessidade de sistemas de climatização. “O aproveitamento inteligente da exposição solar e a ventilação natural transversal contribuem para um menor impacto ambiental. Houve também um esforço consciente na seleção de fornecedores locais, minimizando deslocações e importações para reduzir a pegada ecológica”, lê-se ainda.
“A arquitetura portuguesa é uma área reconhecida entre pares a nível mundial como poucas áreas. Como no cinema português, é regularmente mencionada e até premiada. Aliás, Portugal é o único país do mundo com dois vencedores do Prémio Pritzker ainda vivos, o que reflete a qualidade e a influência do nosso trabalho”, comenta o arquiteto.
A Casa Donavan está agora na fase final da votação para o prémio "Building of the Year 2025". O público pode apoiar este projeto português votando através deste link.
2025-02-19T11:42:20Z